A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), instalou 15 radares via convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e entrarão em funcionamento a partir do dia 26 de dezembro, em 15 vias públicas da capital. O investimento foi de R$ 4 milhões.
CRUZAMENTOS QUE SERÃO MONITORADAS PELOS RADARES:
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida José Vieira Caúla;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Imigrante;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama;
Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Pinheiro Machado com avenida Presidente Dutra;
Avenida Mamoré com avenida Rio de Janeiro;
Avenida Guaporé com avenida Amazonas;
Avenida Campos Sales com avenida Jatuarana;
Avenida Amazonas com avenida Mamoré;
Avenida Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Raimundo Cantuária;
Avenida Governador Jorge Teixeira com avenida Amazonas;
Avenida Duque de Caxias com avenida Marechal Deodoro;
Avenida. Abunã com avenida Brasília;
Avenida Sete de Setembro com rua Rafael Vaz e Silva.
FUNCIONAMENTO
De acordo com o titular da Semtran, Anderson Pereira, “estamos na fase de conclusão e a empresa contratada está fazendo o treinamento com os agentes do Detran, que vai operar o sistema, a equipe do DAT. Encaminhamos para a Procuradoria-Geral do Município (PGM) uma análise de uma portaria para deixarmos os 15 semáforos na madrugada de forma intermitente aferindo somente apenas multa por velocidade”, disse.
Ainda conforme Pereira, “as multas que esses radares vão pegar é de estacionamento em cima de faixa de pedestre, quando o sinal está fechado, o avanço do semáforo vermelho, e a velocidade do cruzamento. Se o cruzamento for 40 por hora, e o motorista passar 50 vai cumprir um auto de infração. Estamos aguardando a resposta da PGM para publicarmos a portaria, por causa da questão da legalidade”, explicou.
Segundo o secretário, a implementação dos radares nas vias públicas têm como objetivo principal a prevenção de acidentes de trânsito e a promoção de um ambiente seguro para todos os usuários das vias. Mediante este monitoramento da velocidade, esses equipamentos contribuem para a redução do número de acidentes e para a diminuição da gravidade das colisões. A Semtran está aguardando uma informação da empresa sobre a lista dos radares que a lei exige que esteja no site da Secretaria e no dia 26 será iniciada a autuação por infração.
Fonte: Rondônia Agora
Tags
trânsito