Na cerimônia foram feitas entregas de condecorações, medalhas e anúncio de investimentos para colaborar com a estrutura da corporação.
Uma cerimônia com apresentações, homenagens e anúncio de investimentos marcou o aniversário de 49 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) na segunda-feira (25), na sede do Comando-Geral da Corporação, em Porto Velho. Autoridades, oficiais, praças e a população celebraram a história da entidade em uma programação especial, que trouxe outorgas de medalhas, desfile militar e entrega de equipamentos.
Ao compartilhar sentimento de gratidão pelo aniversário, durante a cerimônia, foram feitas condecorações para agentes públicos e cidadãos em geral, como forma de agradecimento pela colaboração com a PMRO. Houve também, entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, considerada a mais alta comenda da Instituição, atribuída a militares e personalidades civis que prestaram serviços relevantes à corporação no estado.
As homenagens foram seguidas por anúncios significativos quanto a investimentos estaduais destinados ao órgão, totalizado um valor superior a R$ 2,6 milhões oriundos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar do Estado (Fumrespom) e emendas parlamentares. Entre as entregas realizadas estão armamentos, equipamentos eletrônicos, mobiliários, instrumentos musicais para Banda da PMRO, entre outros.
Entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, comemorar os 49 anos da Instituição a partir da disponibilização de investimentos, traz expressivos resultados ao estado, como a redução de índices de violência, preservação do bom relacionamento com a sociedade e a garantia de um serviço eficiente a toda população.
Segundo o titular da Secretaria de Estado, da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, comemorar a data é prestigiar o sucesso das políticas públicas voltadas ao setor. “O momento nos faz refletir sobre a história e a função da Polícia Militar do Estado de Rondônia na sociedade, que vai além de proteger a população, mas, trabalhar para que as pessoas recebam um atendimento humanizado e possam contar com a Polícia Militar quando precisar. “As entregas, juntamente às diversas tecnologias, indicam o fortalecimento que estamos passando ao trabalho operacional que vem sendo desenvolvido no estado”, enfatizou.
INOVAÇÃO
No mesmo pacote de entregas realizadas durante a cerimônia, foram anunciados dois novos implementos tecnológicos que auxiliarão no trabalho da Polícia Militar de Rondônia. Um deles é um software com combinações de Inteligência Artificial (IA) para canais de comunicação da PMRO, visando agilizar o registro de ocorrências policiais quando a população aciona o serviço, conseguindo uma redução de até 35% no tempo utilizado na solicitação de um eventual ocorrência.
Equipamentos garantem um serviço, ainda mais eficiente
Outra novidade é o aplicativo “Sou PMRO”, versão mobile, que será utilizado pelo policial militar em operações de consulta de dados ou pesquisas de nomes de pessoas suspeitas, como abordagens feitas em ruas. O aplicativo disponibilizará, também, a identidade nacional do profissional de segurança em versão digital, de acordo com as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Para o comandante-geral da PMRO, coronel Regis Wellington Braguin, os recursos entregues somam-se aos investimentos realizados ao longo dos últimos anos. “Essas ferramentas tecnológicas vêm agregar ao trabalho da corporação, que a cada dia é reconhecida pela eficiência na prestação de um atendimento ágil, responsável e próximo da comunidade”, frisou.
TRAJETÓRIA DA CORPORAÇÃO
A PMRO foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial. Ao completar 49 anos, servindo e protegendo a sociedade rondoniense, revive a memória dos profissionais que foram pioneiros na trajetória da corporação oriunda do então Território Federal de Rondônia. A corporação possui um efetivo de 5 mil policiais militares nos 52 municípios e em 87 localidades, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas. E segue a missão de realizar policiamento preventivo e ostensivo, zelando pela manutenção da ordem, pelo cumprimento da lei e exercício dos poderes constituídos no estado.
Fonte: govro