Maquinário foi flagrado desmatando o Parque Estadual Guajará-Mirim, uma unidade de conservação de proteção integral. Denunciados são apontados como "líderes" de um motim que envolveu mais de 100 pessoas.
Por g1 RONove pessoas foram denunciadas à Justiça de Rondônia por instigar um tumulto que impediu a Polícia Ambiental de apreender um maquinário que era utilizado em crimes ambientais dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim (RO), uma unidade de conservação de proteção integral.
O tumulto aconteceu no dia 27 de junho de 2022 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré (RO). Mais de cem pessoas cercaram o maquinário em forma de “protesto”. Os policiais que participavam da abordagem foram atacados com pedras.
Os populares chegaram a atear fogo em pneus para impedir a passagem das viaturas da PM. Para dispersar a multidão, a polícia usou munição antimotim (assista acima), como granadas de efeito menos letal e “balas de borracha”.
Segundo a denúncia do MP, as nove pessoas denunciadas são lidas como “líderes” do motim. Eles instigaram moradores e comerciantes a participarem do movimento. Além disso, o grupo ameaçou e atacou os policiais.
Os pneus da pá carregadeira foram "furados" e várias mangueiras hidráulicas foram danificadas. O maquinário só foi apreendido dias depois, em outra ação da Polícia Ambiental.